top of page
  • Paranews

SESPA realizará vacinação no ônibus do órgão ao lado da Basílica Santuário de Nazaré

Serão aplicada doses contra covid-19, difteria e tétano, tríplice viral e HPV para pessoas de 9 a 14 anos


A vacinação que a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizará no ônibus do órgão ao lado da Basílica Santuário de Nazaré, durante a festividade do Círio, começará na sexta-feira (30), de 16 às 21 horas. A imunização prosseguirá, então, até 24 de outubro. A ação iria iniciar neta sexta-feira (23), mas foi transferida para a nova data, dia 30.


O ônibus da Sespa funcionará na lateral da igreja, na rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, com vacinas para a população a partir de 9 anos. No dia 16 de outubro, quando será realizado o Círio das Crianças, haverá oferta de vacinas contra poliomielite (Sabin) e a tríplice viral para crianças de 1 a 4 anos.


Segundo a Sespa, com a grande circulação de pessoas que participarão das celebrações religiosas e das famílias que frequentarão as atrações do parque de diversões e outras atividades na área da Basílica, o principal objetivo da campanha é atualizar a carteira de vacinação da população. 


Serão disponibilizadas as seguintes vacinas: contra covid-19; difteria e tétano (DT) e sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral), além de imunizantes contra HPV (Papilomavírus Humano) para meninos e meninas de 9 a 14 anos, e testes para detecção de Covid-19. Serão feitos testes contra covid-19. A ação da Sespa conta com o apoio da Arquidiocese de Belém e da Secretaria Municipal de Saúde da capital (Sesma). 

Com ressaltou Denilson Feitosa, diretor de Vigilância em Saúde da Sespa, " no ano passado, mesmo com o parque de diversões fechado por causa das restrições da covid-19, a procura por vacinas foi muito grande; cremos que este ano vai ser ainda maior”. Ele salientou que o sucesso da campanha de vacinação durante a última edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, aumenta a motivação para a ação durante o do Círio. No evento literário, realizado no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, foram mais de 5 mil doses aplicadas.


Pólio

No dia do Círio das Crianças, a meta principal da campanha será combater a baixa cobertura vacinal contra a poliomielite em crianças de 1 a 4 anos. “Por ser uma doença considerada erradicada, muitos pais não se atentam para a importância da vacinação. Já temos registros da volta da doença em outros países. Precisamos atingir no mínimo 95% de cobertura vacinal para afastarmos completamente o risco”, reiterou Denilson Feitosa.


Atualmente, o Pará conta com apenas 28,26% de cobertura vacinal contra a pólio. Para aplicação da vacina, os pais ou responsáveis devem levar a carteira de vacinação da criança. Também estará disponível a tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) para crianças de 1 a 4 anos.


FONTE: O LIBERAL

20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page