top of page
  • Paranews

Mercadante é cotado para a presidência do BNDES e assusta mercado

Economista é um dos coordenadores da transição do governo Lula e já ocupou os cargos de ministros da Educação, Ciência e Tecnologia e Casa Civil


O economista Aloízio Mercadante está cotado para assumir a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), informaram à CNN fontes próximas ao PT.

Ele é um dos coordenadores da transição do governo Lula e já ocupou os cargos de ministros da Educação, Ciência e Tecnologia e Casa Civil nos governos Dilma. Procurado, ele não retornou as ligações.


Mercadante já está sondando economistas para formar sua equipe de confiança no banco.

O presidente eleito Lula vem procurando um empresário para assumir o ministério do Desenvolvimento, mas, se o nome de Mercadante se confirmar no BNDES, o novo ministro terá pouca influência no banco.


Na nova estrutura que está sendo desenhada pela equipe de transição, o BNDES volta a ter uma posição importante de estímulo ao crédito público e a ser subordinado ao ministro do Desenvolvimento.

Em coletiva de imprensa recente, Mercadante fez críticas a TLP, taxa de juros do BNDES introduzida pelo governo Temer que eliminou os subsídios concedidos pelo Tesouro aos empréstimos feitos pelo banco.

A influência de Mercadante na área econômica vem preocupando os agentes econômicos, por causa do seu viés desenvolvimentista de que o aumento do gasto público induz o crescimento.


Fonte: CNN

Foto: reprodução.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page