Buscar
  • Paranews

MAIS SAÚDE - Prefeitura inaugura novo espaço terapêutico para pessoas com autismo em Tucuruí


Nesta segunda-feira (28), o prefeito Alexandre Siqueira entregou o Centro Municipal de Atenção à Pessoa com Autismo (Cemapa) à população

Nesta segunda-feira (28), a Prefeitura de Tucuruí, por meio da Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social, inaugurou o Centro Municipal de Atenção à Pessoa com Autismo (Cemapa) - Enfermeiro Armando Modesto, o novo espaço terapêutico para pessoas com autismo no município.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que existam cerca de 70 milhões de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mundo. No Brasil, estima-se que o tenham mais de três milhões de autistas. Diante desse cenário, a Prefeitura de Tucuruí reconhece a necessidade de ter um espaço especial para o atendimento deste público na cidade.


Nesse sentido, a gestão municipal, dando continuidade à descentralização dos serviços prestados nas unidades básicas de saúde, decidiu implantar este centro de terapias exclusivas para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista, oferecendo um ambiente especializado e amparado por recursos específicos para melhor acolher e gerenciar a evolução terapêutica dos pacientes.


“A inauguração desse centro para atendimentos especiais para esses pacientes nos enche de alegria, pois é a concretização de um desejo que já tínhamos desde o início do nosso mandato. Isso mostra que buscamos sempre ampliar a oferta de saúde à população, focando na qualidade do serviço ofertado, a segurança e o êxito terapêutico. Queremos que esse espaço seja uma referência na prestação de serviços desse segmento”,

conta o prefeito Alexandre Siqueira (MDB).


Homenagem


O nome do novo Cemapa homenageia Armando Modesto Sousa da Silva, enfermeiro que faleceu no dia 27 de abril de 2021. Ele era servidor do Complexo Hospitalar HRT/Unacon, coordenador do centro e técnico em patologia clínica.


Armando dedicou parte dos seus 52 anos de vida, atuando na proteção e cuidados às pessoas com autismo. Ele foi um dos responsáveis pela implantação do antigo Cemapa no município, sempre dedicado aos cuidados desse público.


4 visualizações0 comentário