top of page
  • Paranews

Fernando Haddad será o ministro da Fazenda no governo Lula




O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, na manhã desta sexta-feira (9/12), Fernando Haddad (PT) como o novo ministro da Fazenda do governo petista. O ex-ministro da Educação — e ex-prefeito da cidade de São Paulo — comandará a pasta relacionada à economia do país a partir de 1º de janeiro de 2023.


O novo Ministério da Fazenda foi desmembrado do antigo Ministério da Economia do governo Bolsonaro. A pasta anexou três setores (Planejamento, Orçamento e Gestão; e Fazenda e Indústria, Comércio Exterior e Serviços) sob o guarda-chuva do “super Ministro”, Paulo Guedes.


O anúncio de Haddad para Fazenda já era esperado no meio político. A presença do paulista na pasta, contudo, sofreu resistência pelo setor do mercado financeiro. No último dia 25 de novembro — em reação a um discurso de Haddad em evento promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) —, o Índice Bovespa (Ibovespa), principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), encerrou o pregão com queda de 2,55%, para 108.976 pontos, num movimento de recuo que se acentuou após a fala do ex-ministro. Já o dólar subiu 1,89% e fechou o dia cotado a R$ 5,410, refletindo a alta desconfiança dos investidores.

fonte: Correio Braziliense.

16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page