Evandro Corrêa Comunicações

Educação

Belém, 05/12/2017 às 13:45

Mais de 48 mil alunos da Rede Pública passarão por avaliação nesta quarta-feira,6

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai aplicar um teste de avaliação para mais de 48 mil alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A prova do Sistema Paraense de avaliação Educacional (Sispae) ocorrerá nesta quarta-feira, 6, em 280 escolas estaduais localizadas em 55 municípios.

 

Trata-se de uma avaliação em larga escala, que tem o objetivo de levantar dados para avaliar o impacto do ensino oferecido pelos projetos educacionais executados no âmbito do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

O teste constará de questões de Língua Portuguesa e Matemática. Serão avaliados 2.218 alunos do Ensino Fundamental e 42.306 do Ensino Médio. A grande maioria dos alunos habilitados ao teste (30.753) está concentrada em Belém (15.876), Ananindeua (5.314); Santarém (4.098); Marabá (3.014) e Castanhal (2.451).

 

A avaliação será realizada em 280 escolas estaduais localizadas em 55 municípios do Estado, distribuídas em 17 Unidades Regionais da Seduc, sendo que 244 escolas são sedes urbanas e 36 sedes rurais.

 

Os próprios professores passarão as instruções em sala de aula. Entretanto, a Seduc divulgou uma campanha de incentivo e mobilização na internet, para que a participação dos estudantes no teste seja efetiva.

 

Para viabilizar o teste, a Seduc contratou, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), uma empresa especializada em avaliação educacional em larga escala. Um grupo de 50 técnicos de referência do Sispae participou de um treinamento de logística de aplicação da prova, divulgação e orientação às escolas.

 

Por Nélio Palheta

 

comentário

Comentar