Anuncie

Cidades

Barcarena, 14/12/2017 às 11:30

Protesto contra Hydro interdita entrada de município

Fonte : Jornal O Impacto

O município de Barcarena amanheceu nesta quinta-feira (14) todo bloqueado por manifestações contra a Hydro. Manifestantes de mais de 60 comunidades afetadas pela contaminação das bacias de rejeito químico da Hydro paralisaram todas as vias de acesso à Barcarena. Ninguém entra ou sai.

A disposição deles é ficar por tempo indeterminado.

Eles não entraram em confronto. Quando a PM chegar num local, eles sairão, mas haverá mais 8 a 10 outros locais bloqueados. A PM deverá se deslocar, e eles voltarão. Estratégia.

O clima está tenso, pois os moradores dessas comunidades cobram uma solução urgentes das autoridades contra a empresa Hydro, que está praticando esse crime ambiental na região.

Na sessão da Câmara Municipal da última terça-feira, (12), os vereadores cogitaram a hipótese de que tenha ocorrido uma liberação não autorizada por parte da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) para o funcionamento das ações.

Apesar das propagandas destacarem avanços econômicos e sociais, o cenário idílico apresentado pela Hydro está longe de existir de fato, principalmente para algumas comunidades de Barcarena, região nordeste do Pará, que ficam próximas às plantas industriais da Alunorte e Albrás, de propriedade da empresa norueguesa.

Um dos principais problemas que vêm sendo denunciados por moradores é que mais de vinte bacias teriam sido construídas na área para receberem rejeitos químicos, o que estaria causando problemas ambientais. Mais que isso: elas nem deveriam ter sido autorizadas.

 

comentário

Comentar